Conforto dos Pés - Clínica de Podologia na Vitrine do Leblon

top of page
  • Foto do escritorconfortodospes0

Indicação de Palmilhas

O QUE SÃO AS PALMILHAS?

Dispositivos que auxiliares que podem ser utilizados para prevenir um movimento indesejado, dar assistência a um movimento indesejado, auxiliar uma deformidade ou manter um membro na posição correta.

A palmilha ajuda a redistribuir forças ou aliviar pressões excessivas sobre determinada área do pé. Existem vários tipos palmilhas que podem ser prescritas pelo seu Podólogo de forma personalizada, adaptada a cada situação clínica.


QUEM DEVE UTILIZAR PALMILHAS?

Pessoas de todas as idades com problemas nos pés ou membros inferiores podem necessitar de palmilhas. Pessoas que praticam esportes, as utilizam para aumentar a sua performance ou corrigir qualquer problema mecânico. Qualquer um de nós que sofra de um problema crônico nos pés ou membros inferiores que limite sua mobilidade ou independência pode beneficiar-se do uso delas.


EM QUE SITUAÇÕES SÃO PRESCRITAS?

As palmilhas permitem que todo o processo de caminhar, correr ou o estar de pé seja mais cômodo e confortável. As ligeiras alterações biomecânicas produzidas pelas palmilhas, permitem uma melhor adaptação do pé ao solo, permitindo uma pisada mais eficiente e sem dor.


TIPOS DE PALMILHAS

Palmilhas são fabricadas de forma e de materiais diversos. Todas elas servem para melhorar a função do pé e reduzir impactos e dores no pé.

Elas classificam-se em três grandes grupos: as que modificam a função do pé (orteses corretivas ou compensatórias), as que são de natureza protetora (orteses preventivas), e as que combinam o controle funcional e a proteção.

Quanto ao material, cada um tem seu valor e durabilidade distintos, mas a escolha deve ser baseada no melhor conforto geral do paciente.


COMO O SEU PODÓLOGO PODE AJUDAR

Os Podólogos são profissionais de saúde altamente qualificados e treinados para a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias dos pés.

A prescrição, pelo seu Podólogo, é realizada tendo em consideração a avaliação individual de cada paciente. São avaliadas as alterações patológicas dos pés, os fatores ocupacionais e de estilo de vida. A prescrição de palmilhas pode atuar como tratamento auxiliar de diversas patologias dos pés, atuar como distribuidor das forças de pressão do corpo e do pé e melhorar a postura corporal. Elas também ajudam a prevenir a formação de calosidades, úlceras plantares, recorrência de entorses e estiramentos. Tem de igual modo, um papel importante na reabilitação pós cirúrgica e no tratamento da dor aguda ou crónica do pé.

Visite o seu Podólogo com regularidade, de modo a prevenir problemas futuros, aliviar a dor e o ajudar a conseguir uma melhor mobilidade.



Fonte: Ana Oliveira Silva


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page